A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.
Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca.
Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Candidíase Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.
A Guia Saúde preza pela sua praticidade!
Causas da candidíase - Candidíase Barra da Tijuca
A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:
- Doenças endócrinas, como a diabetes;
- O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
- Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
- Gravidez;
- Pílula anticoncepcional.
A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Barra da Tijuca.
Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca
Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais. Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:
- Coceira na vagina e no canal vaginal;
- Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
- Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
- Ardor local e para urinar;
- Dor durante as relações sexuais.
Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca
Na consulta, o Ginecologista Barra da Tijuca analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Barra da Tijuca pode solicitar um exame de Papanicolau.
Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca
O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.
A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Barra da Tijuca deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.
Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Barra da Tijuca
A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Barra da Tijuca, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Barra da Tijuca pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.
Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.